BIBLIOTECA Ruth Rocha

AUTORA EXCLUSIVA

BIBLIOTECA RUTH ROCHA

Ruth Rocha é um nome que dispensa apresentações. Criadora de histórias que falam direto ao coração das crianças (e da criança que existe dentro de cada adulto), ela é uma das escritoras mais queridas no Brasil.


Ruth foi um dos primeiros nomes a fazer parte do catálogo da Salamandra, no início da década de 1980, com obras que falavam contra o autoritarismo e que davam às crianças a oportunidade de discutir temas considerados "de adultos".


Depois, chegaram o Marcelo e sua turma. Em 1983 passávamos a ser a casa desse personagem, considerado o símbolo do respeito que a Ruth tem pela opinião das crianças.


E depois vieram mais: livros em coautoria com Otavio Roth, que informavam sobre os direitos humanos e promoviam o amor pelo planeta Terra antes que a ecologia estivesse na moda; livros que falam de crianças que voam, do encanto de ler, e que contam historinhas muito malcriadas.


Por tudo isso, podemos dizer que a Salamandra sempre foi, de alguma maneira, a casa da Ruth. O convite formal ocorreu em 2009, quando Ruth passou a ser nossa autora exclusiva.


Ficamos muito felizes em trazer a Ruth de volta para casa, porque sabemos que a vinda de sua obra reforçou na Salamandra o espírito que vimos buscando desde a nossa fundação. E também porque sabemos que Ruth não escolheria uma casa qualquer para morar. A alegria, a irreverência, o gosto pela liberdade e o amor pelas crianças – os valores que sua obra transmite – não permaneceriam vivos onde não fossem respeitados.


Ficamos felizes, enfim, porque sabemos que a riqueza de uma editora está na qualidade de seus autores. E, ao publicar o conjunto da obra de Ruth, estamos contribuindo para registrar momentos fundamentais da história da literatura brasileira para crianças.